terça-feira, 24 de maio de 2016

Skate

Professor Mateus Jesus de Oliveira

não sabe ao certo como e quando o skate surgiu, mas foi nos estados unidos num processo longo ao longo da primeira metade do século 20, talvez derivando dos roles scrooters, espécie de patinete, fabricados a partir de 1900 (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SKATE, CBSK, 2016). Para um melhor entendimento a tradução de Skateboard é patins numa prancha, porem no Brasil ficou conhecido como skate.
Recentemente descobriram que em 1918 um então garoto norte americano chamado de doc ´heath´ Ball já havia desmontado eixos e rodas de patins e fixado numa madeira,porém ele não andava de pé e sim com um joelho apoiado na madeira e outro pé dando impulso.
No final dos anos 50 quando não havia ondas no litoral da Califórnia,surfistas tentavam imitar as manobras de surf usando rodas e eixos montandas em pranchas de madeira.
O primeiro skate fabricado e comercializado em série foi o roller derdy1959.
Na época milhões de skates foram vendidos, mas as rodas eram de ferro e por escorregarem aconteceram muitos acidentes e a sociedade norte americana fez campanha para banir o novo esporte,demorando muito tempo para o skate ganhar credibilidade novamente.
Anos 60
No inicio era chamado sidewalk  surfing, ou seja, surf de calçada, e rapidamente se espalhou por todos os estados unidos.
A moda pegou e no inicio da década de 60 aconteceu o primeiro estouro do skate como novo esporte, o primeiro skate a ser comercializado
Foi o roller derdy.
Em 1963 o sidewalk  surfing, já praticacado por um grande numero de adolescentes,tinha criado identidade,com suas próprias  manobras e assim ganhou seu nome definitivo;skatebord
O primeiro campeonato de skate aconteceu em hermosa beach, Califórnia, em 1964 nos estados unidos.
O skate na década de 60 era completamente ligado ao surf e influenciado por ele.
Uma extenção da praia no asfalto, foi neste momento que nasceu o skate vertical, um projeto diferente de piscina com transição, durante a grande seca na foram esvaziadas e os surfistas/skatistas Califórnia  as piscinas descobriram que dava para se divertir andando de skate nas paredes, que lembravam as transições das ondas de surf.
HiTÒRIA DO SKATE E A SUA INDENTIFICAÇÂO COM O PÙBLICO JOVEM

  segundo Martins , um surfista chamado  Frank  nastworthy,em visita a um amigo em uma fabrica de plástico em purcelli,Virginia,mudou a história do skate.essa fabrica produzia rodas de uretano para uma empresa chamada roller Sport,uma rede de pistas de patinação.Frank percebeu que as rodas eram melhores  que as suas e que poderiam ser adaptadas facilmente em seu skate. Frank decidiu desenvolver uma roda de uretano especialmente para o skate.para isso,foi á Califórnia  para divulgar o novo produto, o qual sofreu,inicialmente, certa rejeição. entretanto , as rodas de uretano, em pouco tempo, haviam dominado o mundo.  A  criação da roda de uretano foi considerado um marco na história do skate em 1973, frank criou a cadillac wheels, marca que inpulsionou novamente o skate e motivou marcas de trucks para patins, como banett  e tracker a fabricar trucks especialmente para skate.

                            
                             PARA VIANA (2005), os movimentos  do skate como um esporte foram criados nos  EUA durante o final da década de 60 e inicio da década de 70, quando alguns colégios e dentro de piscinas de concreto que tinham o fundo redondo em santa Mônica na Califórnia.
                                          
``existe indícios que durante os anos 30 e 40 o skate já   existia, mas nessa época era utilizado apenas como um brinquedo, onde os praticantes experimentavam as primeiras manobras e possibilidades de movimentos que foram  descobrindo. A fundação destes movimentos tem pouco a ver com o esporte atual e a febre do skate da época era uma pratica como uma  moda que passou rapidamente como o yoio e o bambolê. "( VIANA 2005, P. 21 )

                  Schilling  (2007) fala que o skate surgiu nas ladeiras da Califórnia, com surfistas que procuravam um meio para se divertir nos dias sem ondas, e manteve a sua característica inovadora e principalmente, anárquica, no sentido de não existirem regras para se praticar, a simplesmente anda.

                                                         "este equipamento é derivado dos soap box derbies, que são pequenos carros, comum nos estados unidos da américa,usados para descer ladeiras, segundo este autor, a prática de já vinha sendo realizada com o uso deste equipamento desde os anos 40 skate e 50, e começou a ser comercializado nos anos 60". (Shilling 2007,p.14)

Brooke (1999), apud deursen (2009), o skate não tem um ano exato nascimento.para ele, o primeiro objeto similar ao carrinho, apareceu no começo do século xx, nos  estados unidos como espécie de patinete.trataca-se basicamente de duas peças de madeira, uma para apoiar os pés e outra para apoiar as mãos e dois eixos com rodas de aço pegas dos patins, já existe na época. os autores observam que um dos motivos para o surgimento do skate foi o fato de que as bicicletas existentes na época eram muito caras para a maioria das crianças americanas.

                         Ao que parece, o skate é um esporte com um alto índice de criatividade e durante sua evolução sofreu diferentes transformações, mas  nunca foi nada parecido como é atualmente e como foram durante sua evolução, com relação á tecnologia de suas peças, materiais e possibilidades de manobras e movimentos. Quando nos referimos á invenção do esporte falamos sobre os novos movimentos inventados nas décadas de 60 e 70, que já foram realizados no passado e são repetidos e adaptados pelos novos praticantes durante o passado e atualmente.
Não é de escopo desse trabalho conceituar se o skate é considerado um esporte radical e de aventura, mas ressaltar que ele está sendo uma mobilidade muito praticada na atualidade e acaba chamando a atenção principalmente do publico jovem. Ser   jovem significa viver em mundo cheio e desafios e obstáculos e alguns esportes podem proporcionar esse desafio, no caso, do skate não é diferente. Aparentemente isso pode explicar  a relação dos jovens com o skate.

                     Existem tribos criadas por jovens, onde eles se reúnem e saem á procura de aventura , como é o caso do filme "Manobras Radicais" da produtora Warner home vídeo. Esse filme conta a história de um grupo de jovens que deixam sua cidade e saem a procura não só de aventura, mas de uma forma de ganhar a vida fazendo o que eles sabem fazer de melhor, (andar de skate). Para isso, eles se organizam em tribos. durante essa viagem eles sentem a dificuldade em encontrar um lugar pra andar de skate e acaba tendo a idéia de limpar algumas piscinas abandonadas para poder andar de skate.

            Devido essa identidade do jovem com skate, o professor pode usar dessa pratica para deixar as suas aulas mais estimulantes e incentivar alunos a participar e aumentar a socialização nas aulas de educação os física

                    Martins (2006), diz que  o skate é um esporte que pode ser praticado por pessoas de todas as idades , e que essas pessoas são movidas por certos espíritos ou sentimentos de jovialidade que a modalidade pode vir a proporcionar aos adeptos da prática esportiva.

                                       hoje em dia, o skate deixou de ser apenas um esporte e passo a ser um estilo de vida, devido ao numero de skatistas que passaram a sobreviver da modalidade profissionalmente.


                        A IMPORTANCIA E BENEFICOS DO SKATE  NA ESCOLA

                       A importância do skate e os benefícios são muitos  como por exemplo o skate te ajuda a ter maior equilíbrio, resistência que com a pratica pode vim a perder peso como 600 calorias.   exercícios vascular. qual quer pessoa pode aprender, influencia positivamente em seus relacionamentos sociais não necessita ter boa condição física para praticar. e  é uma disciplina como um todo.

A  INTRODUÇÂO DESSA PRATICA NA ESCOLA

                Atualmente, o que se percebe é que os alunos estão saturados da forma pela qual as aulas de educação fisica quem vem sendo oferecida na escola, ou seja, para eles, essas aulas estão sendo pouco estimulantes e muito repetitivas devido ao conteúdo aplicado que só aborda esportes coletivos como vôlei,basquete,futsal e hendebol.este trabalho teve como objetivo mostrar como a ferraments skate pode ajudar na formação dos alunos nas aulas de educação física, fortalecendo a socialização, cidadania,e quais seriam as contribuições motoras. Os  principais achados desse estudo foi que o skate pode ser utilizado pelo professor de educação física para  para amenizar esse problema, e os esportes radicais vem sendo cada vez mais abordados como conteúdos dessas novas práticas como meio de lazer,esporte e educação. para isso, é necessário que o professor de educação física respeite as dimensões conceituais,procedimentais e atitudinais para que o der humano possa se desenvolver socialmente e experimentar diferentes estímulos motores, mas sempre respeitando as diferentes faixas etárias e níveis de  desenvolvimento da criança, e que ao final a escola que sempre promover uma pratica educativa ligada aos interesses dos alunos ganhe,tanto na qualidade do trabalho desenvolvido como na permanência desses na escola devido ao interesse deles por essa pratica.

                               SUGESTÃO DE CONTEUDO ESCOLAR

                  Na minha opinião deveríamos ter mas modalidades de esportes nas escolas, para termos mas estímulos dos alunos em participar das aulas,  criar novos jogos.Inclusive com materiais recicláveis  como garrafas pet, com jornais e dar nomes aos jogos, fazer gincanas  esportivas  e em conjunto com a escola tentar reverter esse quadro da  educação física que se resume em modalidades de quadra, como jogar vôlei , futebol e basquete. Temos que inovar, incluir o skate que com certeza vai atrair muito mais as crianças que gostam de adrenalina. e sai da rotina de sempre. 

REFERÊNCIAS

CBSK. Disponível em: http://www.cbsk.com.br/paginas/historia-do-skate-no-mundo. Acesso em: 28.04.2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário