segunda-feira, 13 de junho de 2016

MONTANHISMO

Prof. Vitor Miguel expedito leite
http://www.acaifrooty.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/07/montanhismo.jpg


 O QUE É UM ESPORTE RADICAL?
São esportes praticados com grande risco físicos, devido as condições extremas na qual são praticadas. Para que a prática dos esportes radicais seja bem sucedida é necessário haver um grande condicionamento físico, mental, boa alimentação e equipamentos adequados. tem como uma de suas principais características o aumento da adrenalina no corpo humano. Os esportes radicais podem incluir atividades competitivas e não competitivas. Também são chamados de esportes de aventura pelo fato de serem esportes praticados com um grande risco físico.
MONTANHISMO - CONCEITO
É uma atividade de aventura que consiste na subida de montanhas através da caminhada. Uma prática sadia, sem dúvida, e que visa levar o praticante à superação e a conhecer lugares de difícil acesso, cumprindo algum objetivo esportivo, recreativo ou cultural através de uma programação bem planejada e geralmente sob a direção de um guia. 3 ASPECTOS HISTÓRICOS De acordo com Daflon (2014) um dos primeiros registros de montanhismo no mundo foi a do poeta italiano Francesco Petrarca ao Mont Ventoux (1.912m), na França, em 24 de abril de 1336, com o decorrer dos anos foram surgindo outros indícios de montanhismo no mundo como o de 1358, Boniface Rostario d’Asti fez o cume do Rochemelon (3.557m), na região do Piemonte, Itália, que acabou se tornando local de peregrinação.
No Brasil não a datas determinadas para o começo do montanhismo e nem a paternidade para o surgimento. O montanhismo no Brasil surgiu simplesmente de forma natural nos séculos XVIII e XIX através dos brasileiros e dos imigrantes. As primeiras atividades nas montanhas brasileiras foram realizadas por garimpeiros e caçadores, e ainda não sabemos nada com relação aos nossos índios. Os jesuítas, muitos deles imigrantes, também já se aventuravam pelos topos das nossas montanhas em 1.700. Por exemplo, o Pico do Papagaio (2.293 m), situado Aiuruoca (MG), já era visitado por jesuítas e pelos escravos em 1726.
Atualmente este esporte é feito em paredes geladas ou não, por meio de caminhadas ou escaladas. O montanhismo pode ser praticado por qualquer pessoa, dependendo da avaliação física de cada um, feita por um médico especialista. A idade ideal para se começar a pratica é de 12 anos. E como em todas as práticas esportivas, deve ser realizado o alongamento, pois os músculos serão muito exigidos.
É essencial começar a apresentar o montanhismo como, propostas disciplinares nas aulas de educação física fazendo com que ocorra uma mudança na rotina nas práticas dos esportes nas aulas, por exemplo: ao invés de propor aulas de futebol, vôlei, basquete e outros, os professores deveriam começar a propor o montanhismo criando cenários parecidos com montanhas e que possuam obstáculos, exemplo: colocar vários travesseiros um em cima do outro e pedir para que os alunos subam nele com o objetivo de chegar até o lugar mais alto que eles conseguirem dos travesseiros.  O montanhismo é um esporte diferente dos outros que estamos costumados a ver, além do montanhismo ter muita relação com a natureza ele também, proporciona grande adrenalina e aventura para as pessoas que praticam o esporte. E esse esporte pode ser incluído nas disciplinas escolares.
Por ser um esporte de grande relação com a natureza, faz com que as pessoas comecem a dar mais valor pelos esportes feitos em ambientes naturais, do que esportes em academias, clubes e etc. causando também a valorização das áreas montanhosas e incentivando as pessoas a começarem a conhecer e a explorar lugares e esportes diferentes.
APLICAÇÃO NA ESCOLA É de grande importância que comece a ter um incentivo nas escolas sobre o tema esportes radicais. Fazendo, com que os estudantes adquiram conhecimentos de esportes diferenciados, como, por exemplo, o montanhismo, canoagem, escalada, entre outros.
 SUGESTAO NA ESCOLA Organizar excursões com os alunos da escola para regiões de montanhas que estejam preparadas para a prática do montanhismo para que os alunos possam vivenciar a prática do esporte, como também pode ser improvisado e criado cenários montanhosos com almofadas ou travesseiros na própria escola e dar competições, como por exemplo: quem chega primeiro no ponto mais alto das montanhas de almofadas ganha, ou ate mesmo amarrar cordas na parede e analisar cuidadosamente a segurança do local aonde se encontram as cordas e passar atividades de escalada na parede para os alunos.
O montanhismo é um esporte que surgiu entre os anos de 1336 e 1358, na Itália, e o surgimento desse esporte veio a partir de filósofos e cientistas que exploravam e estudavam os altos das montanhas e com o tempo foi se aperfeiçoando tornando se um esporte de aventura. O montanhismo trabalha muito a força física e mental e tem a finalidade de trazer prazer e adrenalina para as pessoas que praticam o esporte.

Le Parkour

Prof. ANTONIO FERREIRA DA SILVA JUNIOR



LE PARKOUR  
  
Le parkour – definição, origem e curiosidades, le parkour é uma modalidade que significa a arte de deslocar-se de um ponto para o outro rapidamente, utilizando o próprio corpo confira todos os detalhes:  
Nosso corpo e nossa mente funcionam de forma conjunta. Se o corpo está bem, a mente também está. Para manter nosso organismo sadio, é preciso uma alimentação equilibrada e saudável, além da pratica de esportes ou qualquer atividade física, bem como o uso da nossa mente em trabalhos como decoração, artes, leitura de um bom livro e assistir a um noticiário. A mente precisa de ocupação, assim como o corpo. 
ORIGEM DO LE PARKOUR  
  
Vamos conhecer uma modalidade de esporte, mas que para muitos é uma filosofia de vida. Trata-se do Le Parkou! Essa prática teve seu início na França por volta de 1980, por David Belle. Ele cresceu vendo seu pai praticar exercícios relacionados às técnicas de combate de guerra, pois seu pai foi ex-combatente da Guerra do Vietnã. Sua técnica consiste em treinamento dado aos militares e ao método natural de educação física.  
David Belle adaptou e criou as técnicas para saltar obstáculos apenas com o movimento do corpo, superando seus limites e vencendo os obstáculos. Ele criou o  
Le Parkour” que do francês significa O Percurso”. O David, além de praticar esse esporte, também pratica artes marciais.  
  
O QUE É O LE PARKOUR?  
  
Le Parkour é uma modalidade que significa a arte de deslocar-se de um ponto para o outro rapidamente, usando técnicas para saltar os obstáculos como rampas, escadas, muros, corrimãos, calçadas, árvores, qualquer lugar onde se possa escalar e explorar apenas os recursos do corpo de forma ágil e superando seus limites.  
  
BENEFÍCIOS DO LE PARKOUR  
  
Essa pratica traz como benefícios o fortalecimento dos músculos, desenvolvendo a agilidade, a concentração, o dinamismo, a força de vontade, fortalecendo o corpo e a mente. Essa modalidade pode ser praticada por homens e por mulheres. Os homens que curtem a pratica da modalidade são chamados de  
traceur” e as mulheres, “traceuse”.  
  
LE PARKOUR NO BRASIL  
  
No Brasil, a modalidade ficou conhecida por volta de 2004, por vários praticantes que se identificaram com o esporte. Nesse período, foi criado o primeiro site no Brasil. Esses participantes foram se adaptando ao estilo e formando grupos; a cada dia possuía, então, mais adeptos a essa modalidade. Cursos são ministrados para iniciantes que querem praticar, apesar de haver pouco incentivo no Brasil.  
Para quem se interessou, os encontros são agendados em parques, praças e locais que tenham muros, corrimãos, escadas e muitos obstáculos. Você pode acessar os sites especializados pelas redes sociais!  
  
COMO DESENVOLVER O LE PARKOUR EM AULA DE EDUCAÇÃO FISICA  
  
O Le Parkour poderia ser aplicado em aula em algumas formas:  
Através do equilíbrio fazendo o aluno se equilibrar sobre uma perna, tentando fazer parada de mão, estrela, colocando bambolês nos chão e fazendo-os pularem, de muitas maneiras, com varias formas com os bambolês, através de cordas de pular, colocando dois alunos segurando a corda e assim fazendo as crianças imaginarem saltos, movimentos, equilíbrios, através de corridas e fazendo-os pularem com movimentos diferente com alguns obstáculos para poderem fazer os movimentos que lembra o esporte.